IMPORTÂNCIA DO ASSISTENTE TÉCNICO
A IMPORTÂNCIA DE CONTRATAR UM ASSISTENTE TÉCNICO PARA AS PERÍCIAS NOS PROCESSOS TRABALHISTAS
Quando um trabalhador ingressa com um processo trabalhista que tem como pedido algo relacionado a doença ou acidente do trabalho, o juiz irá determinar uma perícia. A perícia é a análise detalhada realizada por um profissional especializado e habilitado nomeado pelo juiz que marca a data da perícia e informa nos autos do processo. Também é estabelecido um prazo de 15 dias para que a outra parte, se desejar, indique um assistente técnico. O assistente técnico tem como função auxiliar e acompanhar toda a perícia técnica realizada pelo perito indicado pelo juiz.
A perícia médica é realizada para verificar se a doença que o trabalhador alega realmente está ligada a sua atividade laboral. O médico do trabalho (Perito judicial e assistente técnico) irão analisar exames, documentos, o ambiente de trabalho e a atividade do trabalhador para apresentar o laudo.
Ao contratar um assistente técnico, você vai possuir ajuda de um profissional especializado (Médico do Trabalho), que vai garantir que as apurações realizadas pelo perito são mesmo corretas e verdadeiras.
O papel do assistente é muito importante, pois ele irá:
- Observar se o perito está cumprindo seu papel corretamente, se todas as apurações são verdadeiras, sem distorções de qualquer natureza.
- Escrever o seu laudo, além do apresentado pelo perito;
- Analisar todos os pontos apontados pelo perito e se for o caso concordar ou apresentar crítica a cada ponto que não concorda do laudo.
- Garantir que as avaliações técnicas sigam, rigorosamente, as normas vigentes;
- Impedir que haja abusos por parte do perito judicial, ou do assistente técnico da outra parte.
- Facilitar o trabalho do perito nomeado pelo juiz, para a obtenção de documentos, acesso aos locais a serem periciados e o que mais for necessário.
- Criação dos quesitos, que vão nortear a perícia.
Não é obrigatório que você contrate um assistente, mas são várias as vantagens que você terá em seu processo, como por exemplo:
- Você não corre o risco de deixar qualquer detalhe técnico fora da sua inicial, pois como já falamos o assistente técnico auxilia o advogado na elaboração.
- Você terá alguém qualificado para acompanhar e fiscalizar o perito.
- O assistente técnico vai garantir que a perícia ocorra conforme os seus requisitos
- Ele vai te ajudar a organizar toda a documentação que for necessária ser apresentada.
- Irá analisar o laudo apresentado pelo perito judicial e analisar os pontos negativos e positivos para o seu processo.
- Vai elaborar os quesitos a serem analisados pelo perito judicial.
- Vai acompanhar a perícia e realizar o seu próprio laudo indicando os pontos em que concorda com o perito judicial e os pontos em que ele observou que não consta no laudo do perito.
- A elaboração de mais provas para a análise do juiz.
